São Joaquim: um refúgio encantador entre vinhos finos, sabores e paisagens
12/05/2025
(Foto: Reprodução) De trilhas a vinícolas premiadas, a cidade oferece experiências únicas para quem busca gastronomia de qualidade, aconchego e cultura A hospitalidade do turismo brasileiro é destaque na 13ª edição do Traveller Review Awards, da plataforma Booking.com, que analisa milhões de avaliações e elenca os destinos apontados pelos viajantes como aqueles onde o calor humano faz muita diferença. Segundo o Ministério do Turismo, a premiação reconhece não apenas os estados, mas também as cidades onde os visitantes se sentem especialmente acolhidos. O estado de Santa Catarina lidera o ranking demonstrando a força da hospitalidade sulista, combinada com a natureza exuberante e cidades charmosas.
E, na Serra Catarinense, um lugar especial conquista viajantes de todo o país durante o ano, em especial quando a beleza do inverno e o clima acolhedor ficam ainda mais evidentes. É a charmosa São Joaquim: famosa pelas paisagens serranas, pelas temperaturas negativas e ocorrência de neve, e também pelas várias vinícolas com rótulos de altíssima qualidade.
A cidade se destaca também pela rica culinária e pelas atrações que encantam em qualquer estação, na qual a experiência vai além do turismo: é um encontro com os sentidos, com a natureza e com o melhor acolhimento da cultura serrana.
Belezas naturais e clima de montanha: um cenário de cinema
Estradas sinuosas cercadas por taipas históricas, aqueles muros de pedra construídos por tropeiros, são apenas o começo do encanto durante a viagem. Araucárias imponentes, campos floridos e muitas cachoeiras desenham o horizonte de São Joaquim, enquanto a neblina matinal revela o clima típico de montanha.
A cidade está entre as mais altas do Brasil, com altitudes que passam dos 1.300 metros, e é esse relevo privilegiado que favorece o registro de geadas frequentes e, em alguns momentos do inverno, a tão esperada queda da neve. Um espetáculo raro no país, mas comum no município..
São esses contrastes climáticos da região, que recebe massas de ar polar e umidade vinda da Amazônia, que explicam o fenômeno, de acordo com a Epagri. Por isso, até mesmo no verão, não é difícil acordar com camadas de gelo sobre os campos. E é aí que se formam as paisagens dignas de cartão-postal e de experiências memoráveis.
Liberdade e conexão com a natureza
Mas o frio não é o único atrativo: São Joaquim é um convite aberto ao ecoturismo. A cidade fica localizada em uma região montanhosa, campestre e abundante em trilhas ecológicas - tornando-se ideal para o turismo rural, as cavalgadas e a pesca em rios cristalinos.
Para quem busca vivenciar a experiência na região com autenticidade, faz parte do roteiro conhecer o Mirante Belvedere, que oferece uma vista deslumbrante da cidade e das montanhas ao redor. Além disso, a região também abriga cânions e florestas nativas que são ideais para momentos de contemplação e prática de esportes ao ar livre.
Com tanta beleza natural ao redor, os visitantes da cidade podem contar com diversas opções de atividades que promovem uma imersão genuína na essência da Serra Catarinense, recarregando as baterias do corpo, mente e alma.
Gastronomia da serra: tradição, inovação e muito sabor
É de se imaginar que um lugar com tantas riquezas também tenha uma diversidade de produtos alimentícios de qualidade, fortalecendo a culinária local. Nesse sentido, pode-se dizer que a gastronomia é extremamente rica, elaborada com raízes europeias e ingredientes típicos regionais.
Dentre os destaques, a Maçã Fuji. Símbolo da cidade, foi introduzida na década de 1970, quando encontrou nas baixas temperaturas, solo fértil e condições ideais para desenvolver um sabor e crocância inconfundíveis. Os queijos artesanais Serrano e Frescal Serrano, junto com o Mel de Melato de Bracatinga, completam as receitas dos doces de maçã - como tortas e strudels - completando a doce experiência. Sobre os produtos típicos de São Joaquim, a Secretária de Turismo, Indústria e Comércio da cidade, Noeli Thomé, comenta:
“Nossa Maçã Fuji é reconhecida em todo o país pela sua qualidade superior, crocância e doçura excepcionais. O nosso Queijo Artesanal Serrano, de sabor marcante e textura inconfundível, é produzido há gerações. E o nosso Mel de Melato de Bracatinga, é nosso orgulho: um mel único, de coloração escura e propriedades diferenciadas. Todos esses produtos carregam história, tradição e excelência, atestando sua autenticidade e valor com a conquista das certificações de Indicação Geográfica (IG)”.
Outras estrelas da mesa são os embutidos e o pinhão, presentes em pratos com carnes, trutas e massas. Tudo harmonizado com os vinhos finos de altitude, produzidos em vinícolas locais com selos de qualidade e reconhecidos internacionalmente. Ou seja, São Joaquim é o cenário perfeito para degustar pratos com características únicas, sabores marcantes e cheios de identidade cultural.
Vinhos de altitude: de São Joaquim para o mundo
São Joaquim é referência nacional em enoturismo e atrai turistas durante o ano inteiro, em busca de conhecer a excelência dos vinhos produzidos na região. Conhecida como a Capital Catarinense dos Vinhos Finos de Altitude, a cidade concentra o maior número de vinícolas do estado, dando destaque para a produção de uvas brancas como a Sauvignon Blanc, que dão origem a vinhos frescos e vibrantes em rótulos complexos e elegantes, ideais para os dias mais quentes, e o Cabernet Sauvignon, que refletem as características únicas do terroir serrano.
Com isso, a produção de vinhos de altitude vem transformando a economia da cidade nos últimos anos. Além da geração de empregos diretos e indiretos, o impulsionamento de investimentos em infraestrutura, tecnologia agrícola e a inovação, a atividade também fortalece o orgulho local.
Muitos empreendimentos familiares e boutiques de vinho, por exemplo, oferecem experiências completas: visitas guiadas, degustações harmonizadas e hospedagens encantadoras em meio aos parreirais.
“Além da qualidade dos vinhos, as paisagens deslumbrantes dos vinhedos encantam os visitantes em qualquer época, oferecendo experiências únicas em meio à natureza. Com a força do enoturismo, São Joaquim mantém a economia aquecida o ano inteiro”, afirma Noeli Thomé.
A Secretária de Turismo acredita que trabalhar esses produtos em conjunto fortalece ainda mais a identidade da cidade e da Serra Catarinense, pois eles elevam a região como potência de produtos de origem, impulsionam o turismo e a economia e mostram ao mundo a riqueza e a autenticidade da terra.
Do mundo para São Joaquim: um convite ao prazer
A presença de imigrantes italianos, alemães e japoneses criou uma cultura vibrante, visível na arquitetura, nas festas e nos costumes locais. A cidade conta com diversas festas típicas nas quais a tradição agrícola, a música, a dança e a gastronomia são celebradas, como a Festa Nacional da Maçã. Outro atrativo é o Museu de Artes Martinho de Haro, que preserva obras de artes e peças feitas à mão, de artistas e artesãos locais. Com clima europeu, a cidade é um encanto a cada detalhe, com:
trilhas, mirantes, flora exuberante e cachoeiras para quem ama contato com a natureza;
gastronomia típica, vinhos finos de produção local, produtos artesanais, e experiências sensoriais;
valorização da cultura local com festas, exposições, feiras e museus;
conforto e aconchego em pousadas charmosas, chalés rústicos e hotéis boutique.
Ou seja, independente da época e clima do ano, a cidade oferece atrativos para todos os públicos, surpreendendo com sabores, aromas e paisagens aqueles que querem encontrar tranquilidade, cultura, e experiências únicas.
São Joaquim espera por você: com um bom vinho na taça e o melhor acolhimento da Serra Catarinense!