Presidente Lula e outros chefes de Estado chegam a Roma para participar do funeral do Papa Francisco
25/04/2025
(Foto: Reprodução) Lula veio para Roma com uma comitiva de dezoito autoridades. O presidente brasileiro vai ser um dos 50 chefes de Estado no enterro do Papa Francisco neste sábado. 50 chefes de estado vão participar da cerimônia de sepultamento do papa Francisco
Cinquenta chefes de Estado vão participar da cerimônia do enterro do Papa Francisco, neste sábado (26). Entre eles, o presidente Lula, que já está em Roma.
Pouco depois de chegar, o presidente já se juntou aos milhares de peregrinos na Basílica de São Pedro.
Lula veio para Roma com uma comitiva de dezoito autoridades. O presidente brasileiro vai ser um dos 50 chefes de Estado no enterro do Papa Francisco neste sábado. Vários desses líderes políticos chegaram nesta sexta-feira à cidade.
Presidente Lula e a primeira-dama, Janja da Silva, estão em Roma para o funeral do Papa Francisco
Reprodução/TV Globo
Ao se despedir do Papa, Lula estava acompanhado dos presidentes do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, da Câmara, Hugo Motta, e do Senado, Davi Alcolumbre.
Delegação brasileira com o presidente Lula foi à despedida do Papa Francisco
Reprodução/TV Globo
Numa rede social, Lula contou que compartilhou a emoção e a devoção com todos que foram prestar homenagens ao Santo Padre.
"Que sua sabedoria, coragem e compaixão sigam iluminando os corações de todos nós", escreveu o presidente.
Líderes de diferentes campos ideológicos vieram se despedir do Papa. O francês Emmanuel Macron, o líder húngaro Viktor Orban, e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, chegaram no fim do dia.
Antes de embarcar para sua primeira viagem internacional nesse segundo mandato, Trump falou com os jornalistas ainda em Washington, nos Estados Unidos. Ele disse que se encontrou com o Papa duas vezes e que Francisco era um homem bom, que amava o mundo. "Muito bom. Um homem bom. Ele amava o mundo". Trump chegou agora há pouco à Itália.
Também o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, disse que talvez não consiga comparecer porque vai ter reuniões militares.
A lista do Vaticano tem mais de 160 delegações, incluindo o Príncipe William.
Com tantas autoridades circulando pelo Vaticano, a segurança foi muito reforçada de ontem para hoje. Cães farejadores, soldados fortemente armados e atiradores de elite vão estar posicionados ao redor da Praça São Pedro.
Do funeral ao Conclave: quais são os próximos passos da Igreja Católica após a morte do papa Francisco
LEIA TAMBÉM
Corpo de papa já 'explodiu' após técnica de preservação dar errado; método envolvia conservação em óleos, ervas e até papel celofane
Vaticano divulga texto de documento que será colocado dentro do caixão do papa Francisco; leia
Lula participa de velório do papa Francisco e destaca 'sabedoria, coragem e compaixão' de pontífice
Vitor, Melquíades e Gelásio: quem foram os únicos papas africanos da Igreja
Cardeais visitarão caixão do papa Francisco juntos um dia após funeral; 149 já chegaram para o conclave