FBI prende juíza americana sob alegação de impedir prisão de imigrante
25/04/2025
(Foto: Reprodução) A juíza Hanna Dugan foi presa no tribunal onde trabalha, em Milwaukee, mas foi libertada 1h depois. FBI prende juíza americana sob alegação de impedir prisão de imigrante
O FBI, a polícia federal americana, prendeu uma juíza do estado de Wisconsin sob a alegação de que ela impediu a detenção de um imigrante ilegal. A juíza Hanna Dugan foi presa no tribunal onde trabalha, em Milwaukee.
O diretor do FBI, Kash Patel, escreveu numa rede social: "A juíza Dugan intencionalmente desviou agentes federais do indivíduo a ser preso em seu tribunal, Eduardo Flores Ruiz, permitindo que ele — um imigrante ilegal — escapasse da prisão."
Diretor do FBI publicou mensagem sobre a prisão de juíza, dizendo que ela atrapalhou prisão de um imigrante ilegal
Reprodução/TV Globo
O homem foi perseguido a pé pelos agentes e detido. O mexicano era acusado de agressão.
Segundo o FBI, agentes de imigração chegaram ao tribunal no momento em que a juíza Dugan ouvia o homem numa audiência. Ela pediu que os agentes procurassem o juiz-chefe para tratar do assunto. Segundo o FBI, quando eles voltaram, o homem tinha saído. Isto foi na sexta-feira passada. Hoje, o FBI retornou com a ordem de prisão da juíza por obstrução.
A juíza foi libertada uma hora mais tarde e vai ser ouvida em 15 de maio.
A prisão de uma juíza foi a medida mais drástica desde que Donald Trump assinou um decreto determinando que o Departamento de Justiça investigue autoridades que resistam à política de deportação em massa. Juízes afirmam que a política do governo impede que imigrantes se apresentem nos tribunais para depoimentos de casos em que são vítimas ou testemunhas.
Depois da prisão da juíza, a procuradora-geral dos Estados Unidos, Pamela Bondi, afirmou: "Ninguém está acima da lei."
O chefe administrativo do condado de Milwaukee reagiu: "Este país tem um sistema de freios e contrapesos e separação de poderes. O FBI está politizando esta situação para fazer dela e de outros que se opõem ao ataque ao sistema judiciário e às leis de imigração do nosso país um exemplo."
Juíza foi presa pelo FBI nos Estados Unidos
Reprodução/TV Globo
LEIA TAMBÉM
FBI prende juíza dos EUA acusada de impedir detenção de imigrante; magistrada é liberada horas depois
Trump: Brasil 'sobrevive' e 'ficou rico' cobrando tarifas sobre os EUA