Caixão de Francisco é fechado no Vaticano; funeral acontece neste sábado
25/04/2025
(Foto: Reprodução) Os cardeais que continuam a chegar a Roma discutiam os últimos detalhes para o funeral deste sábado (26). Caixão do Papa Francisco é lacrado para o funeral
Terminou nesta sexta-feira (25) a visitação pública ao coro do Papa Francisco no Vaticano.
Enquanto o Papa Francisco recebia a grande fila de fiéis que se formou ao amanhecer, e tinha pressa para a despedida, estimada pelo Vaticano em 250 mil pessoas em três dias.
Noutra parte da Itália, em Gênova, as ideias do Papa eram lembradas na celebração dos oitenta anos da libertação da Itália do nazifascismo.
O presidente italiano, Sergio Mattarella, citou a encíclica "Todos Irmãos", em que Francisco pede a superação dos conflitos passados e fala em curar as situações de injustiça que permanecem no mundo.
Os cardeais que continuam a chegar a Roma discutiam os últimos detalhes para o funeral deste sábado (26).
O cardeal François Xavier Bustillo, espanhol naturalizado francês, resumiu assim a obra do Papa: "ele era um homem livre. E isso é lindo. Um homem livre que amava as pessoas. Ele humanizou a Igreja sem dessacralizá-la."
Duzentas mil pessoas são esperadas para o funeral na praça, e 1 milhão nas ruas ao redor do Vaticano. O Ministério da Defesa mobilizou equipamentos avançados como sistemas anti-drones.
Às 18h (hora da Itália), 13h no horário de Brasília, a fila de fiéis foi interrompida. E às 19h, a basílica foi fechada.
Caixão do Papa Francisco foi fechado nesta sexta-feira (25)
Reprodução/TV Globo
Na presença de poucas pessoas, entre elas o Camerlengo, cardeal Kevin Farrell, às 20h começou a cerimônia íntima de fechamento do caixão.
O rosto do Papa foi coberto por um lenço de seda branca. Seu corpo recebeu água benta. Francisco quis ser sepultado com seus sapatos velhos e consumidos. Moedas e medalhas cunhadas durante seu pontificado foram postos no caixão de cipreste, bem mais simples do que dos outros papas.
Também um relato escrito sobre os 12 anos do seu pontificado. O texto destaca a atenção de Francisco aos excluídos da sociedade, o diálogo entre as religiões e a defesa dos inocentes.
O caixão foi fechado, escondendo o carisma do seu rosto bondoso e sorridente. Agora, resta a força das suas ideias e da sua espiritualidade, que dirá qual será o papel de Francisco no futuro da Igreja e na história dos papas.
Neste sábado, Roma irá enterrar mais um sumo pontífice na sua longa tradição de cidade que hospeda o reino dos papas. Começarão os nove dias de luto da Igreja Católica em todo o mundo. Nos próximos dias, o Vaticano anunciará a data para o início da eleição que escolherá o sucessor de Francisco.
Caixão do Papa Francisco foi fechado nesta sexta-feira (25)
Reprodução/TV Globo
Do funeral ao Conclave: quais são os próximos passos da Igreja Católica após a morte do papa Francisco
LEIA TAMBÉM
Corpo de papa já 'explodiu' após técnica de preservação dar errado; método envolvia conservação em óleos, ervas e até papel celofane
Vaticano divulga texto de documento que será colocado dentro do caixão do papa Francisco; leia
Lula participa de velório do papa Francisco e destaca 'sabedoria, coragem e compaixão' de pontífice
Vitor, Melquíades e Gelásio: quem foram os únicos papas africanos da Igreja
Cardeais visitarão caixão do papa Francisco juntos um dia após funeral; 149 já chegaram para o conclave